saudações caríssimos,
hoje escrevo-vos sobre outro dia calmo (e perdoem-me por estes últimos dois dias – ao ter outros objetivos- acabo por não levar a câmara comigo, portanto a câmara do telefone terá de servir)!
este dia começa com uma tentativa (falhada) de ir estudar química, para uma das muitas bibliotecas públicas de macau – a mais perto de mim era a Seac Pai Van Library e depois de um café e um croquete (na trigo d’ouro – padaria portuguesa) para lá me dirigi (cerca de 15 minutos, a pé, mais os 20 minutos em que não entendia como se entrava na biblioteca, visto ser dentro de um edifício com alguns andares e supermercados, mesmo por cima duma estação de autocarros). ao chegar ao andar correto (dizia “Library” no placar com os pisos, dentro do elevador) perguntei ao segurança para que lado era a biblioteca (visto que o meu destino partilhava lugar com um centro comunitário para idosos e crianças macaenses). como azar mútuo – o senhor não falava inglês, e eu não falava cantonês, mas como pessoa deste século – pesquisei por uma fotografia da biblioteca – ele olhou, disse algo em cantonês e apontou para a minha esquerda. sorri, agradeci em inglês e comecei a andar para a esquerda.
depois de passar por idosos a jogar ping pong e crianças em piscinas de bolas – apercebi-me que a biblioteca era, ao contrário do que me foi transmitido- para a minha direita. voltei para trás, voltei a passar pelo segurança e eventualmente arranjei lugar dentro duma biblioteca grande, com muitas opções de livros, espaço, tomadas e wi-fi gratuito. mas não consegui focar-me o suficiente para estudar química (até porque a internet chinesa não estava a querer deixar-me entrar no portal da fcul). depois de algum tempo ao computador – escrever coisas aqui para o blog, tratar de coisinhas musicais, limpar cartões SD. e por lá permaneci até às 15h30 – nessa altura decidi ir almoçar, e experimentar o Five Guys! Apanhei então o autocarro 21A que me deixou no Studio City – não vos vou mostrar muito sobre esse local, sendo que ainda não foi hoje que completei o meu dever turístico de macau – terei um dia de puro turismo, onde vos falarei do Studio City e de tudo o que rodeia Cotai (zona de casinos, parisian, londoner, venetian, etc…).
depois de me perder dentro daquele enorme edifício umas quantas vezes – cheguei ao Five Guys onde pedi um hamburguer e uma coca-cola zero. já me tinham avisado que era caro, e confirmo que sim. mas foi bastante bom (e valeu a pena por me saciar a curiosidade!).
com a barriga cheia – optei por voltar para o barraco, porque a joana se tinha esquecido de umas chaves e acabei por ficar ao computador, a organizar a minha vida, até perto das 19h.
às 20h já me encontrava em macau, perto do hotel lisboa (o primeiro hotel de macau) onde fomos aguardar pela nossa amiga sarjara, que por essa altura estava a sair do trabalho. nem que seja por uns minutos – a companhia da vidinha vale sempre a pena, e ontem não foi exceção!
noto também, para os mais distraídos, que ontem foi o “single’s day” e como dupla solteira que somos – eu e a joana acabámos por assumir que celebraríamos este dia juntas – a joana começou o dia por me oferecer um porta-chaves e eu comecei o dia como qualquer outro dia (mas em minha defesa eu não sabia que era single’s day então não preparei nada).
já a dupla joana-sarjara bateram todos os records de amizade ao darem-me uma t-shirt do buzzlightyear para uma eventual futura criança – se não fosse a minha dosagem altíssima de medicação para a cabeça – garanto-vos que tinha chorado baba e ranho, em macau. foi um gesto muito fofinho de uma promessa de futuro e talvez um dia venha a ter uma criança vestida de buzzlightyear na disneyland de hong kong, com a camisola oferecida pela tia margarida e pela tia joana – claro que eu sendo eu – fiz questão de experimentar a tshirt de criança – enquanto não há putos, tenho um top porreiro – mas admito que talvez me fique demasiado justo. para entenderem a referência ao buzzlightyear, e só porque sou muito vossa amiga, partilho uma foto da mini guida, no infantário, vestida do dito-cujo.
eu e a joana acabámos por comer gyozas num restaurante onde já tinhamos estado e, uma vez mais, a fome ganhou ao fotojornalismo e não tirei fotografia à comida (perdoem). no entanto, confirmo que estava muito bom (9/10).
como último detalhe do dia – estamos numa missão de encontrar coco balls – cereais estilo nesquik, que comi em hong kong. só temos encontrado coco pops ou coco chex, mas eventualmente havemos de encontrar. tem sido também giro ver os inúmeros produtos asiáticos nas prateleiras dos supermercados. vou tentar tirar fotos para vos mostrar – sinto-me sempre uma criança numa loja de doces, ao explorar todas aquelas opções – snacks que não sabia que existiam, marcas com os mesmos bonecos mas nomes diferentes, etc…
vou tentar ter mais opções visuais no meu post de amanhã, já que estes dois dias foram mais calmitos, em todos os aspetos. começo a chegar ao ponto da viagem em que os dias começam a parecer curtos e que o relógio eventual da próxima semana começa a ficar mais real – tenho pouco mais de uma semana restante nesta terra diferente, mas não vou pensar muito nisso- ainda cá estou, e ainda terei tempo de ver muita coisa!
obrigada por me continuarem a acompanhar neste trajeto asiático. espero que portugal vos esteja a tratar bem, como macau (e suas respetivas pessoas) me estão a tratar a mim.
até já,
guida, macau.
















Deixe um comentário